sexta-feira, 20 de julho de 2018

O que é Educação Liberal




Por Mortimer Adler -- Trad: Erick Ferreira 
Fonte: Ditext.com





                  As artes liberais são tradicionalmente destinadas a desenvolver as faculdades da mente humana; aqueles poderes da inteligência e da imaginação sem os quais nenhuma obra intelectual poderia ser realizada. A educação Liberal não está restrita a certas disciplinas acadêmicas, tais como filosofia, história, literatura, música, arte, e as assim chamadas “humanidades”.  Na tradição das artes liberais, disciplinas científicas, tais como, física e matemática, são igualmente consideradas artes liberais, pois são igualmente capazes de desenvolver os poderes da mente. 

          A tradição das artes liberais remonta ao currículo medieval, que consistia em duas partes. A primeira parte, o trivium, compreendia a gramática, retórica e lógica (ou dialética). Elas ensinavam a arte de ler e escrever, de escutar e falar, e de pensar. A outra parte, o quadrivium, consistia em aritmética, geometria, astronomia e musica (não a música audível, mas a música concebida como uma ciência matemática) que ensinavam as artes da observação, cálculo, medição e como apreender o aspecto quantitativo das coisas. Hoje me dia, é claro, acrescentaríamos mais as ciências sociais e naturais.


A educação liberal, incluindo todas as artes tradicionais, assim como as novas ciências, é essencial para o desenvolvimento de cientistas de primeira grandeza. Sem ela, podemos treinar apenas técnicos, que não conseguem entender os princípios básicos por trás dos movimentos que realizam. Dificilmente podemos esperar que esses  habilidosos autômatos façam novas descobertas de qualquer importância. Um programa de colisão de treinamento meramente técnico provavelmente terminaria em um colapso para a ciência básica.

A conexão entre educação liberal e criatividade científica não é mera especulação. É um fato histórico que os grandes cientistas alemães do século XIX tiveram uma sólida formação nas artes liberais. Todos eles passaram por uma educação liberal que compreendia o Grego, Latim, Lógica, Filosofia, e História, além de Matemática, Física e outras ciências. Na verdade, esta tem sido a preparação educacional dos cientistas europeus até o tempo presente. Einstein, Bohr, Fermi e outros grandes cientistas modernos não se desenvolveram na escola técnica, mas na educação liberal.


Apesar de toda a reclamação e gritaria desde a Sputinik, eu era impelido para o alto. E isso era amplamente verdadeiro para os cientistas russos também. Se você notar a data de nascimento dos homens que fizeram o trabalho básico da ciência soviética, ficará evidente para você que eles não receberam o treinamento sob qualquer novo sistema de educação. Quanto a atual estrutura educacional na União Soviética, que muitos alarmistas exigem que imitemos, parece conter algo além de treinamento técnico e concentração nas ciências naturais e nas matemáticas.

O objetivo da Educação Liberal, entretanto, não é produzir cientistas. Ela busca desenvolver seres humanos livres que saibam usar suas mentes e sejam capazes de pensar por si mesmos. Seu objetivo primário não é o desenvolvimento de competências profissionais, embora, uma educação liberal seja indispensável para qualquer profissão intelectual. Ela produz cidadãos que podem exercer sua liberdade política responsavelmente; desenvolve pessoas cultas que podem usar seu tempo livre de forma proveitosa. É uma educação para todos os homens livres, se eles pretendem ser cientistas ou não.
Nosso problema educacional é como produzir homens livre, não hordas de técnicos treinados mas incultos. Só a melhor Educação Liberal pode conseguir isso, e ela deve excluir todo treinamento meramente técnico e vocacional.  


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