sábado, 7 de outubro de 2017

O Grupo de Estudos Alétheia





         Alétheia (do grego άλήθεια – verdade) o vocábulo grego que nomeia este grupo de estudos –, refere-se a máxima aspiração dos homens devotados a contemplação nos áureos tempos socráticos e medievais. Desta nobre aspiração – que é a busca da verdade – nasceu o dístico que ora figura no frontispício principal deste blog: Ultima hominis felicitas sit in contemplatione veritatis (A felicidade última do homem está na contemplação da verdade), frase retirada de um trecho da Suma contra os gentis (Livro III, cap. XXXVII, n. I) do doutor angélico, Sto Tomás de Áquino, patrono do Grupo.









Brasão do Grupo Alétheia


              Nascido em Bragança (Pará) no ano de 2014, por iniciativa de alguns jovens de formações diversas, reunidos em torno de ideias comuns, o Grupo Alétheia promoveu diversos encontros de formação politica, filosófica e sociológica em Bragança e região. 

Objetivos fundamentais

Convictos de que somente a sabedoria divina pode dissipar as mais densas trevas que invadem a razão humana, a ela aspiramos com desejo incontido, e ao erro combatemos com coragem bélica, pois ninguém ignora que muitos dos problemas que hoje afligem a humanidade nasceram de conclusões precipitadas de homens debilitados por utopias; perdidos em tristes quimeras, apresentando soluções simplórias para problemas complexos. E nesta sanha revolucionária: se a razão erra, as conclusões são sempre desastrosas.

Portanto, combater os erros filosóficos que se insurgem contra a razão é uma missão sagrada para todo homem de bom senso e a máxima sagrada de nosso grupo de estudos; visto que, tais erros, sempre protagonizaram, e protagonizarão, as maiores tragédias da humanidade.

Zelo pela Filosofia

O zelo pela filosofia, que segundo as palavras do papa Leão XIII, “depende em grande parte o reto ensinamento das demais ciências” (Enc. Aeterni Patris), é um dos princípios orientadores de nosso grupo – Embora, como o referido pontífice nos advertiu, não conferimos à filosofia poderes absolutos, e mesmo o de solução para todos os problemas da humanidade, mas de mera auxiliar da busca humana pela verdade. Uma busca que inspirou todos os avanços que o homem alcançou ao longo de seu percurso histórico.

Nossas reuniões

A razão de nossas reuniões não é meramente recreativa. As reuniões realizam-se em espírito de unidade para o planejamento de ações, formação, e por último, ser um consolo e recreação para os que se sentem isolados por trazerem consigo anseios tão dissonantes dos costumes e ideais dos tempos vigentes.

***

Para ser admitido ao Grupo de Estudos é necessários preencher alguns requisitos básicos como:
Vocação intelectual: o indivíduo deve ter a busca da verdade como uma de suas máximas aspirações; assim como uma vida devotada à reflexão e aos estudos.
Equilíbrio mental. Pessoas com desequilíbrio mental são um problema onde quer que atuem.
-- Possuir boa conduta moral.

Para entrar em contato conosco e saber mais sobre o grupo, acesse nossa página no facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REPENSANDO A FAMIGERADA POLARIZAÇÃO

  Tirinha de Caran D'Arche T enho fartas razões para crer que "a unidade em questão política é uma exceção. A polarização é a regra...